• Home
  • MAIS 150 ESBOÇOS
  • VÍDEOS
  • ÁUDIO MENSAGEM
  • OUTROS ARTIGOS
  • MINHA IGREJA-RIO
  • MEU PERFIL
  • Montar Minha Árvore

Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá

~ Mensagens, Esboços, Vídeos, Artigos, Comentários, Missões, Vocação, Avivamento, Evangélicos, Deus, Oração, Jesus Cristo, Igreja, Religião, Brasil, Testemunho, Opinião, Notícias. Esboços de sermões, Esboços de mensagens, Esboços simplificados, Série de mensagens, Manual da Campanha de Oração, Orando com Propósito Digital, Esboços de Oração Grátis.

Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá

Arquivos Mensais: setembro 2011

ROCK IMPACTADO POR JESUS

25 domingo set 2011

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ 1 comentário

A cidade do Rio de Janeiro recebe o Rock in Rio, considerado pelos seus organizadores, como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Uma coisa é certa, o evento conta com a presença de cantores nacionais e internacionais e a presença de milhares e milhares de pessoas do Brasil e do exterior.

Afirmar como alguns religiosos, que o “Rock é invenção do Diabo” ou condenar os milhares que se dirigem à “cidade do Rock”, como é conhecido o local onde o festival acontece, além de não ter nenhuma fundamentação bíblica, não resolve  a questão, ainda que seja sabido que esse tipo de festival, infelizmente, sempre está associado ao uso de drogas, bebidas alcoólicas, sexualidade, violência e muito mais.

Como igreja, temos conhecimento que “somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”(I Jo5:19). E o próprio Senhor Jesus Cristo declarou: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”(Lucas 5:31,32).

Tendo como foco esta visão, algumas organizações evangélicas estão mobilizadas, com equipes de centenas de jovens cristãos para divulgar a Palavra de Deus e o Evangelho de Salvação, anunciando que por “um mundo verdadeiramente melhor, somente Jesus Cristo!”.

Este projeto tem um só objetivo, que é o de alcançar as pessoas que participam do festival com uma mensagem de paz, amor e salvação. A ação acontece nos arredores da Cidade do Rock, formando “um verdadeiro arrastão de almas para o Reino de Deus”.

Idealizado pela Juventude Batista Carioca, juntamente com a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, e agora com o apoio de outras igrejas e denominações evangélicas, o movimento recrutou e treinou milhares de jovens, que usando estratégias específicas de evangelismo pessoal, testemunho, oração, apresentações circenses, teatro e louvor, se esforçam para levar a Palavra de Deus com faixas, panfletos e banners, espalhados pelos semáforos no entorno do local do evento e na entrada da Cidade do Rock. Outros estão infiltrados entre os milhares de roqueiros e simpatizantes, para levar a mensagem de Salvação e transformação de vida em Jesus!

Mesmo que estejamos distantes dessa grande mobilização, como Igreja de Cristo, também podemos cooperar, orando por aqueles que estão levando o amor de Deus àquela gente. Que nos unamos neste projeto de fé, impactando vidas e proclamando que por um mundo verdadeiramente melhor, somente Jesus Cristo!

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

EBD COM MUITO PRAZER

22 quinta-feira set 2011

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ 1 comentário

Quando se pensa sobre a Escola Bíblica, somos conduzidos a uma sensação de prazer, que somente aqueles que experimentam na vida o privilégio de  participar desta escola, sabem avaliar.

Lembro-me dos meus tempos de criança, quando, lá no interior, era levado semanalmente pelos meus pais à Escola Bíblica Dominical. Guardo até hoje na memória, as lembranças daquela época, das histórias bíblicas que ouvi, das experiências relatadas e das imagens que eram reproduzidas na antiga revistinha “Jóias de Cristo”. Boas recordações!

A EBD torna-se um diferencial na vida das pessoas de todas as faixas etárias, níveis sociais e culturais, pela mensagem que se propõe apresentar, desde a sua origem. A história relata que, aqui no Brasil, foi ainda no tempo do Império que o casal de missionários escoceses, Robert, que era médico, e sua esposa Suzana Kalley,  após um período de atuação na Ilha da Madeira, desembarcaram em nosso país, iniciando a sua obra missionária em 1857, dedicando-se à evangelização através da EBD. Relata ainda a história, que um dos primeiros convertidos na época foi José P. de Souza Lauro, português, que logo depois de ser batizado, dedicou-se à leitura e exposição da Bíblia Sagrada para os seus companheiros e vizinhos mais chegados.

A Escola Bíblica tornou-se relevante desde os primórdios até os dias atuais, por causa da mensagem que se propõe a ensinar, que é a mensagem bíblica, razão de ser do seu próprio nome. Na EBD, o livro texto que norteia os estudos corresponde às Sagradas Escrituras, o livro mais precioso que o mundo já conheceu. O livro mais lido em todo o mundo, um best seller de anos e anos, sem precedente. A Bíblia Sagrada é conhecida como o Livro Santo, o Martelo, a lâmpada para os pés, a Luz para o caminho, a Espada do Espírito, a Palavra Viva, a Palavra de Deus. A sua mensagem é eficaz, seus ensinamentos são puros. São doces como o mel. Somente através da sua mensagem, experimentamos transformação, somos revificados, fortalecidos, exortados e corrigidos; mas também, somos consolados, encorajados, animados, confortados e desafiados. Nos ensinos da Palavra de Deus, reside todo o tesouro que alguém pode querer, todo o conhecimento de que necessitamos, todo o saber que almejamos e toda fonte de inspiração de que precisamos.

Podemos refletir na “ EBD com muito prazer”, por ter ela uma grade curricular muito abrangente e completa. O seu conteúdo começa  antes da criação do mundo, no livro do Gênesis, revelando que “no princípio, criou  Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo,  e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”(Gen. 1:1,2). A sua grade curricular ainda descreve, sobre o início da civilização, sobre a geografia do mundo antigo, sobre aspectos culturais dos povos, questões políticas dos reinados antigos, sem deixar de lado informações econômicas antigas, valorização das línguas originais, etc. Este currículo também abrange: poesia, biografias, leis, profecias, histórias, simbolos, metáforas, além de apresentar as características do ministério de Jesus, falar sobre eclesiologia, descrever os ensinos epistolares das Cartas e apresentar símbolos, parábolas, expressões, visões, alegorias e metáforas, etc. Conclui-se esta vasta grade currucular com a mensagem do Apocalipse, que revela o “Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”(Apc. 22:13).

Também podemos destacar a relevância da Escola Bíblica por tratar-se de uma escola que abrange todas as faixas etárias, desde a menor idade, até a pessoa mais idosa, oferecendo um leque de possibilidades para o desenvolvimento pessoal, social, espiritual e total do indivíduo. No convívio da Escola Bíblica, comprovadamente podemos identificar a maturidade do homem “criado à imagem e semelhança de Deus”(Genesis 1:27). A prática nos ensinamentos sagrados, além de ser um grande privilégio, conduz o aluno à vivência de valores de conduta, tais como: fidelidade, honestidade, verdade, amor, bom testemunho, prática da oração, compromisso, dedicação e submissão aos propósitos de Deus, fazendo deste aluno, uma pessoa abençoadora.

Finalmente ressalto que é através da Escola Bíblica que o cristão adquire uma visão do Reino de Deus e o seu propósito para este mundo. A ação evangelizadora é claramente identificada na escola Bíblica, pelo fato do aluno se sentir parte de um pequeno grupo, onde a comunhão pode ser mais plenamente sentida, o dom exercitado, além de ser um fórum ideal para a elucidação de dúvidas frequentes sobre a fé, pois num grupo menor, nos sentimos mais à vontade para expôr as nossas idéias, sem maiores constrangimentos. A Escola Bíblica sempre foi e sempre será uma eficaz ferramenta de evangelização. No passado, as igrejas cresceram de forma inquestionável, pois em muitas dessas igrejas, o número de alunos matriculados na Escola Bíblica era superior ao número de membros da igreja. Sabemos que os tempos mudaram e hoje as pessoas são diferentes, porém uma coisa é real: a Escola Bíblica, tendo o nome que tiver, reunindo-se no dia e o horário que desejar, continua sendo o método mais eficiente para o estudo da Bíblia Sagrada. Vale a pena investir na Escola Bíblica! 

* Início de uma EBD. Forsyth, W. B. Evangelical Press, 1988 p. 130.

* Sociedade Bíblica do Brasil. Barueri.São Paulo.

* Interpretação da Biblia Hoje. Dornas, Lécio

BULLYING NAS ESCOLAS

18 domingo set 2011

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ Deixe um comentário

A palavra pertence à língua inglesa e tem significado abrangente em Português. Embora a tradução mais precisa seja ´intimidação´, vale lembrar que o termo tem na sua raiz a palavra bully ( valentão ), ou seja, a idéia do termo é um  aluno ( ou mais de um ) assumindo esse papel de ´valentão´, imponto seu poder a outro ( ou outros ) através da força, da intimidação e da violência. Por isso, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência – ABRAPIA, num de seus documentos define o bullying como “todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.”

Pesquisas sobre bullying

Ao que parece as pesquisas mais sérias sobre o bullying começaram com o norueguês Dan Olweus, professor da Universidade de Bergen – Noruega, e foram realizadas de 1978 a 1993. Exatamente em 1993 aconteceu a primeira campanha nacional anti-bullying nas escolas norueguesas. Foram pesquisas abrangente e profundas, atingindo escolas, pais, professores e alunos. Os primeiros resultados desta pesquisa começaram a surgir em 1989 já mostrando que 1 em cada 7 estudantes já estava envolvido com situações de bullying.

Tudo leva a Crer que no Brasil as pesquisas sobre bullying começaram no Rio Grande do Sul, com a professora Marta Canfield, professora da Universidade Federal de Santa Maria. Ela adaptou um questionário de 25 perguntas elaborado por Dan Olweus e aplicou em quatro escolas públicas da sua cidade no afã de observar o comportamento agressivo dos alunos. Mais recentemente ( 2002 e 2003 ), em São José do Rio Preto, SP, um pesquisa envolvendo cerca de 2000 alunos, em oito escolas das redes pública e particular, revelou que 49% dos entrevistados estava envolvidos com o bullying.

Abrangência do fenômeno

O problema é muito mais sério do que se pensa. O bullying tem sentido extenso; desde o uso jocoso de apelidos e taxações verbais, passa pelo isolamento intencional imposto pela “turma”, transita por ameaças, intimidações, abusos, vandalismos com material escolar, agressões de todos os níveis; chega ao alijamento preconceituoso e doloso e até a atos de violência com repercussões graves para  saúde da vítima. Além disso, a literatura mostra a os danos do bullying na vida do Agressor, da vítima e das testemunhas. É um problemas mundial que se verifica não apenas na escola, mas também no trabalho, na vizinhança, nos clubes enfim, em todos os ambientes de convivência comunitária. Pela observação podemos afirmar que até mesmo no contexto religioso das igrejas há manifestações do bullying, mormente expressos pelos abusos do poder, isolamento intencional, discriminação e atitudes preconceituosas.

Podemos dizer que onde o ser humano estiver em convivência com outros haverá sempre uma possibilidade de algum tipo de bullying. E isso se dá exatamente em função do nascedouro, berço deste comportamento doentio e perigoso.

Onde começa o bullying

Tudo começa na infância, no seio dos lares. Crianças que primeiramente são expostas a cenas de agressividade verbal e física, praticadas pelos pais e outros adultos na família. Muitos pais ainda não acordaram para a importância de poupar as crianças de certas conversas, discussões e brigas. E o que falar de comunidades carentes, onde desde cedo a criança convive com palavrões, imoralidades, armas, violência e até morte? No estágio seguinte, de expectadoras, as crianças passam a ser as vítimas de tais abusos; desenvolvem atitudes semelhantes que são evidenciadas na vizinhança e na escola. É a escola da violência começando nos lares.

A família que deve desempenhar o papel de estruturadora e formadora do caráter das pessoas, acaba por constituir-se na primeira escola de violência ao alimentar formas de bullying no seu seio. E isso não é de hoje, basta lembrar a relação entre Abel e Caim, José e seus irmãos etc. Tudo começa dentro de casa.

O conselho de Jesus

O antídoto foi apresentado por Jesus de Nazaré que, sendo assediado por crianças orientou seus discípulos dizendo: “Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos  tais é o Reino de Deus.” O Mestre mostrou que o segredo para combeter e evitar todos os tipos de deformações e má formações na estrutura emocional, moral e posicológica das crianças é a convivência aberta, idalogal, carinhosa e sem qualquer tipo de impedimento. Criança amada, protegida e tratada com respeito e consideração, cresce saudável, mantém relacionamentos sadios e oferecem, ao crescerem cura, com suas suas próprias vidas e atitudes, para a sociedade.

De acordo ainda com as orientações de Jesus, a criança saudável e de crescimento desimpedidos é o modelo para uma vida adulta feliz e plena.

Deasafio para todos

Pais, educadores e líderes em geral devem estar atentos à presença do bullying. Ações educativas urgentes, inibidoras da violência, precisam ser ousadas em todos os meandros da nossa sociedade. Não podemos fechar os olhos ao que acontece à nossa volta.

A igreja não pode ficar de fora deste debate, tampouco se omitir diante deste fenômeno social que prejuízos de proporções tão gigantes representam à vida. Educadores religiosos precisam acordar para esta problemática. Quem sabe não seria este um bom tema para o próximo congresso dos Educadores Religiosos Batistas do Brasil a realizar-se em Brasília, em Janeiro de 2009? Quem sabe este assunto não merece ser incluído também no temário do Congresso dos Pastores?

Educar para a construção de relacionamentos saudáveis, para o preparo de pessoas solidárias e valorizadoras da vida em todas as suas menifestações. Esta é um tarefa a ser levada a efeito por todos: pais, educadores, pastores, líderes… É uma responsabilidade de todos nós.

Enfrentemos e vençamos mais esse gigante!

(Autor: Lécio Dornas) 

POPULAÇÃO EVANGÉLICA ATUAL NO BRASIL

16 sexta-feira set 2011

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ Deixe um comentário

Tabela com a população evangélica por Estados
POP_EV 2011
Tabela com dados estatísticos

Publiquei no final de agosto a tabela acima com base em um estudo do economista Marcelo Neri da FGV, combinados com os dados do Censo 2010 do IBGE @Estados. Para uma população de 190,7 milhões, os estudos apontavam um percentual de evangélicos da ordem de 20,23%, ou seja, 38,6 milhões de crentes.

Para rever minhas publicações: 1) População Evangélica do Brasil 2009 ; 2) FGV – Os Evangélicos voltam a crescer e 3) Projeção Censo 2010 – em 05.04.2009

Como o IBGE ainda não disponibilizou os resultados da pesquisa de “Religiões” do Censo 2010; e mesmo que isto fizesse, tais números não seriam provenientes de uma contagem real, mas de uma estatística por amostragem.

Então, considerando que no mês de agosto de 2011 a população do Brasil alcançou 192 milhões de habitantes, estimo [com base em minhas pesquisas (FGV/IBGE), dentro de uma pequena margem de erro] que os evangélicos de todos os credos no Brasil, incluindo aqueles que não estão congregando, são por volta de 40,3 milhões de crentes ou 21%.

Estudos da própria FGV apontam que, depois de 2007, a Igreja Católica voltou a perder adeptos nas mesmas proporções da década de 90. Isso pode ser mesmo verdade, uma vez que Bento XVI já tem viagem agendada para o Brasil em 2012.

Somos 40 milhões de evangélicos. Isso é motivo para alegria? Não! Quantidade não significa que todos tenham um compromisso de fidelidade com o Senhor Jesus. Há muito o que fazer nas áreas de discipulado e evangelização.

(Fonte: Blog Olhar Cristão – João Cruzué)

SEPTEMBER ELEVEN

12 segunda-feira set 2011

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ Deixe um comentário

Os atentados de 11 de setembro de 2001 ficaram registrados em nossas memórias para sempre. Ainda que saibamos de outros crimes ocorreram contra a humanidade, como o holocausto, e que hoje são reconhecidos e condenados pelas Nações Unidas e por todos os povos civilizados do mundo, ainda não tinha acontecido algo como isto, que o mundo presenciou via satélite e ao vivo.

Estas imagens podem ser reprisadas a qualquer hora, pois se encontram na rede mundial de computadores e também nos arquivos de emissoras de TV por todo o mundo, deixando qualquer pessoa estarrecida, pelo grau de frieza, precisão e desvalorização da vida de inocentes que foram vítimas desse ato terrorista, sem precedente na história moderna da humanidade.

Deixando de lado os aspectos políticos e de fanatismo religioso e cultural, que fazem parte dos elementos que com certeza contribuiram para esta desgraça, devemos como cristãos e cidadãos do mundo, repudiar qualquer ação semelhante, seja por quem quer que seja, em qualquer tempo ou em qualquer parte do mundo.

A vida humana precisa ser preservada a qualquer custo e todos somos responsáveis em contribuir para que cada pessoa seja respeitada na sua maneira de pensar e viver dignamente, ainda que tenhamos restrições culturais em muitos casos, mas todos os povos foram criados por Deus.

Cada vida é preciosa para Deus, esteja ela onde estiver, pertença a que cultura pertencer e fale o idioma que falar, são pessoas “criadas à imagem e semelhança de Deus”(Gen. 1:27) e são alvo das misericórdias do Senhor, que quer que “haja paz entre aqueles que Ele quer bem”(Lucas 2:14), razão pela qual enviou o seu filho, cujo nome é: “Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz.”(Isaías 9:6).

A tragédia de 11 de setembro, trouxe uma agressão ainda maior, pois foi realizada em “nome de Deus”, segundo os seus autores. O mundo não pode medir esforços para preservar o ser humano, com respeito, justiça e dignidade. Não existe perante Deus, nenhum povo ou nação superior. Todos carecemos das misericórdias de Deus.

 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê  não pereça,  mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Amém.

CULTUANDO EM ESPÍRITO E EM VERDADE

05 segunda-feira set 2011

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ 2 Comentários

A cada semana, milhões de pessoas freqüentam igrejas no mundo inteiro. O que impressiona é que poucas dessas pessoas sabem dizer qual o propósito de irem às igrejas. Podem até ter uma vaga idéia, mas seria difícil colocá-la em palavras. O cultuar não deve ser motivado como um ritual, mas sim como uma celebração a Deus; não pode ser por tradição, mas por convicção cristã; não deve ser por um mero compromisso social, mas por satisfação espiritual.

A definição de culto, apresentada pelo teólogo anglicano do século passado William Temple, é muito interessante. Ele disse que “Cultuar é avivar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, devotar a vontade aos propósitos de Deus”.

Nos dias atuais parece que estamos perdendo a noção exata do que significa cultuar a Deus “em espírito e em verdade”, conforme foi ressaltado pelo próprio Senhor Jesus Cristo, no diálogo com a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, na localidade de Sicar. A ênfase em cultuar deve ser como resultado da experiência de salvação em Cristo Jesus. “Pois virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.” ( João 4: 23). Deus é o foco da verdadeira adoração.

Com o advento de Jesus como o Messias de Deus, a porta da adoração foi amplamente alargada, pois a visão do Antigo Testamento foi restaurada. A mulher samaritana, ao encontrar-se com Jesus, experimentou nova vida, que lhe proporcionou um novo sentido de adoração.

O termo grego “proskynein” significa literalmente “a atitude da pessoa que se prostra diante de Deus como um verdadeiro adorador”. Os “adoradores verdadeiros” são aqueles que adoram realmente com todo o seu ser e isso acontece como resultado de um novo nascimento e a ação do Espírito Santo em nós.

Hoje em muitos dos nossos chamados “cultos ou celebrações”, constatamos a falta de compromisso e responsabilidade no ato de adorar. De um lado, aqueles que defendem uma liturgia mais tradicional e conservadora; de outro lado, aqueles que advogam uma celebração mais contemporânea e liberal, enquanto que o autêntico ato de adoração e culto, acontece no coração e não se fundamenta em ações exteriores. “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:22-24).

Vale à pena ressaltar a necessidade neste tempo, de um auto-exame espiritual, fundamentado unicamente nas Escrituras Sagradas, de forma honesta, coerente e acima de tudo sincera. O propósito seria o de alinharmos a nossa conduta como “adoradores” não conforme os padrões humanos, tendências teológicas ou ondas e inclinações de padrões, quer sejam do passado ou do presente, conservadores ou contemporâneos, mas antes e acima de tudo, conforme uma postura que glorifique somente a Deus em nosso viver.

Na verdadeira adoração, as nossas feridas são saradas, as nossas necessidades são atendidas, o nosso coração é inflamado pelo Espírito Santo e o Senhor é exaltado. Amém.

Traduzir

VÍDEO DA SEMANA – Se inscreva no meu canal

https://www.youtube.com/watch?v=j4_cs6urBYI

PESQUISA DE TEMAS

NOVA PROMOÇÃO LIVRO: ORANDO COM PROPÓSITO DIGITAL – Pague com o Cartão de Crédito – RECEBA AGORA!

BEM VINDO AO BLOG

VISITAS DO BLOG

  • 5.109.287 cliques

Digite seu email para acompanhar esse blog e receber notificações de novas publicações.

CURTA O facebook

CURTA O facebook

Siga-ME NAS REDES

  • X
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest
  • YouTube

Comentários

Deales Delogu de Oli… em DESCONGELE SUA ESPERANÇA
Gilmar Barbosa de Ho… em SUA FÉ JESUS CONTEMPLARÁ
Ricardo dasilva em CUIDADO COM A QUEDA
José luis em UM CORAÇÃO CONECTADO COM …
Abel Scabello em O LUGAR CERTO DE DEUS –…

Este slideshow necessita de JavaScript.

TEMAS MAIS ACESSADOS

  • FERVENTE ORAÇÃO

MEUS LIVROS

TEMAS NESTE BLOG

Amor anjo Ano novo Ban Ki-moon Belém do Pará Brasil Brasil dos Brasileiros comunhão Coragem Corrupção COVID-19 Determinação Esperança Espiritualidade Evangélicos Família Fé e Ciência Globo Igreja Igreja Católica Justiça Lava Jato Lutero Lágrimas Missões Natal Nova Geração Orai sem cessar Orando com Propósito Oração Pandemia Papa Papa Francisco Perdas Planta Política Rede Globo Reforma protestante Roma Saúde Saúde Mental Semente Sonhos Terrorismo Testemunho todos os tempos vaticano Vida Vida de Oração violência
setembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« ago   out »

Registre abaixo seu email receba: NOVOS ARTIGOS, ESBOÇOS e MENSAGENS publicados neste blog.

Junte-se a 712 outros assinantes

CURTA MINHA PÁGINA

CURTA MINHA PÁGINA

SIGA-ME TAMBÉM NO

  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • YouTube

SEU COMENTÁRIO

  • Deales Delogu de Oliveira em DESCONGELE SUA ESPERANÇA
  • Gilmar Barbosa de Holanda em SUA FÉ JESUS CONTEMPLARÁ
  • Ricardo dasilva em CUIDADO COM A QUEDA
  • José luis em UM CORAÇÃO CONECTADO COM DEUS
  • Abel Scabello em O LUGAR CERTO DE DEUS – GPS da VIDA
  • Pedro Paulino da Silva em MUDANÇAS NA VIDA
  • charles20204 em RENOVE-SE A CADA MANHÃ
  • rsilvarickfran@hotmail.com em RENOVE-SE A CADA MANHÃ
  • Ricardo da silva em UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE
  • Pr.Mariio em O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
Follow Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá on WordPress.com

MAIS populares

  • FERVENTE ORAÇÃO
Follow Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá on WordPress.com

Site criado com WordPress.com.

  • Assinar Assinado
    • Conexão Oração - Vitor Hugo Mendes de Sá
    • Junte-se a 712 outros assinantes
    • Já tem uma conta do WordPress.com? Faça login agora.
    • Conexão Oração - Vitor Hugo Mendes de Sá
    • Assinar Assinado
    • Registre-se
    • Fazer login
    • Denunciar este conteúdo
    • Visualizar site no Leitor
    • Gerenciar assinaturas
    • Esconder esta barra
 

Carregando comentários...