• Home
  • MAIS 150 ESBOÇOS
  • VÍDEOS
  • ÁUDIO MENSAGEM
  • OUTROS ARTIGOS
  • MINHA IGREJA-RIO
  • MEU PERFIL
  • Montar Minha Árvore

Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá

~ Mensagens, Esboços, Vídeos, Artigos, Comentários, Missões, Vocação, Avivamento, Evangélicos, Deus, Oração, Jesus Cristo, Igreja, Religião, Brasil, Testemunho, Opinião, Notícias. Esboços de sermões, Esboços de mensagens, Esboços simplificados, Série de mensagens, Manual da Campanha de Oração, Orando com Propósito Digital, Esboços de Oração Grátis.

Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá

Arquivos Mensais: outubro 2012

A BÍBLIA, LUTERO E A REFORMA

31 quarta-feira out 2012

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ Deixe um comentário

Tudo começou com a leitura da Bíblia.
Martim Lutero era professor de Bíblia, mas não era convertido (isto é: não tinha consciencia que era pecador e que precisava ser justificado — perdoado — por Deus). Era monge, mas não conhecia a graça de Jesus.
Um dia, preparando suas aulas para a universidade, deparou-se com esta frase de Paulo aos Romanos:
“O justo viverá pela fé”, uma citação de Habacuque 2.4.
Foi uma epifania (aparecimento de Deus).
Ele entendeu que seus esforços intelectuais ou morais ou religiosos eram inúteis para ser salvo. Ele precisava viver pela fé. Uma paz se apossou do seu coração para nunca mais sair.
Estava posto um dos pilares da Reforma: a justificação acontece por meio da fé em Jesus Cristo (“sola fide“).
Mas houve um conflito, porque tudo o que ele cria antes estava em contradição. Ele achava que, se fosse digno, seria salvo. Agora estava salvo, alcançado pela graca, mediante a fé em Jesus Cristo.
O conflito aumentou externamente, sobretudo quando um pregador, numa cidade próxima, vendia indulgências. Para estimular a compra dos perdões, Johannes Tetzel prometia o que Deus não promete.
Indignado, Lutero escreveu 95 teses (na verdade, frases curtas) em que chamava as pessoas para uma discussão. No fundo, queria saber se aquilo que estava vendo podia ser chamado de cristianismo. Ele achava que cada cristão é livre para ir a Deus, sem intermediários para as bênçãos (ou gracas) que não podiam ser usadas pelos religiosos para controlar os crentes.
Estava posto um dos pilares da Reforma: só Jesus Cristo é o mediador entre os homens e Deus (“solus Christus“).
Quanto ao debate solicitado, para o dia 31 de outubro de 1517, imagine quantos compareceram? Ninguém.
As frases foram impressas (Gutenberg tinha inventado a maravilhosa máquina de imprimir) e incendiaram as Alemanhas.
Depois escreveu outros livros com denúncias diversas ao sistema religioso vigente e dominante. Pressionado a se retratar, uma vez respondeu: “Só me retratarei se for convencido pelas Escrituras” (“sola Scriptura“).
Estava posto um dos pilares da Reforma: a autoridade final da Bíblia.

                                         (Autor: Israel Belo de Azevedo)

SERMÕES QUE ATRAPALHAM O CULTO

24 quarta-feira out 2012

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ 2 Comentários

Você sabia que alguns sermões têm a capacidade de atrapalhar o culto? Isto mesmo! Não só atrapalham como também podem acabar afastando as pessoas da Igreja, criando nelas um total desinteresse pela adoração. Robson Marinho, em seu livro “A Arte e Pregar: Como Alcançar o Ouvinte Pós-Moderno”, da Editora Vida Nova, faz um rápido “catálogo” dos sermões que mais atrapalham o culto. Vejamos:

1 – SERMÃO ANESTÉSICO

É aquele que parece anestesia geral. É um verdadeiro “sonífero”. Faz os ouvintes dormirem ou até mesmo roncarem. Talvez porque aquilo que o pregador está pregando não é interessante. Talvez porque o pregador tem um tom de voz monótono ou arrastado. Talvez porque o pregador tem um linguajar pesado ou arcaico. Você já pregou um sermão desse tipo? Cuidado! Esse é um dos maiores indícios de que o seu sermão não está sendo relevante!

2 – SERMÃO INSÍPIDO

É aquele que não tem gosto de nada. As ideias são sem brilho, sem gosto, sem novidade. É como se fosse uma comida sem sal. Muitas vezes é um sermão que não tem o sabor de uma aplicação contemporânea, ou que não tem o gosto de uma boa ilustração. O pregador não tem o direito de pregar um sermão insípido, porque a Bíblia não é insípida!

3 – SERMÃO ÓBVIO

É aquele que diz o que todo mundo já sabe e está cansado de ouvir. Exemplo: “Roubar é pecado!” ou “Quem não se salvar vai se perder!”. Isto é um sermão óbvio! O pregador precisa policiar a sua própria abordagem para não estar dizendo aquilo que a congregação não precisa ouvir.

4 – SERMÃO INDISCRETO

É aquele que parece um noticiário policial, onde o pregador fala de coisas impróprias para o ambiente de Igreja. Certa vez um pregador pregou descrevendo o pecado de Davi com Bate-Seba com tantos detalhes que quase criou um clima erótico na congregação. O púlpito não é lugar para isso!

5 – SERMÃO-REPORTAGEM

É aquele que parece um Jornal Nacional, um Fantástico ou um Globo Repórter. O pregador trás as notícias de maior impacto da semana e o sermão só fica em cima disso. O pregador pode sim utilizar uma notícia de impacto para introduzir ou ilustrar seus sermões, mas jamais pode utilizar notícias de jornais, manchetes de revistas e reportagens de televisão como base do seu sermão. A Bíblia acima de tudo deve ser a essência do sermão.

6 – SERMÃO DE MARKETING

É aquele que parece uma peça de propaganda. É usado para promover e divulgar os projetos da Igreja ou as atividades dos ministérios. A Igreja precisa de marketing, mas o marketing deve ser feito preferencialmente no momento das comunicações ou nas reuniões administrativas, e nunca no momento do sermão. Atrapalha o culto e a pregação.

7 – SERMÃO-METRALHADORA

É aquele que é usado para metralhar, machucar ou ferir alguém ou algum grupo da congregação. O púlpito não é lugar para isso. Pelo contrário, as pessoas já passam a semana toda ferindo-se nas batalhas da vida e chegam ao culto no final de semana sedentas, famintas, carentes, em busca de alimento e de bálsamo para suas feridas.

Pois bem, se você deseja ser um instrumento nas mãos de Deus para chegar ao coração das pessoas, avalie os sermões que tem pregado atualmente. Os sermões mencionados acima são vazios de poder. Eles são uma “câmara de tortura” para os ouvintes. Pregue sem atrapalhar o culto!

(Autor: Billy Graham Rodrigues)

MANAUS SEDIA SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS BÍBLICAS

16 terça-feira out 2012

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ Deixe um comentário

Tags

painel, palestras, todos os tempos

Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, o encontro acontece na Unidade Regional da entidade, na capital amazonense, nos dias 19 e 20 de outubro. As vagas são limitadas.
Nos dias 19 e 20 de outubro, a cidade de Manaus (AM) será palco de mais uma edição do Seminário de Ciências Bíblicas. Realizada há mais de uma década, a iniciativa, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros.
Organizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas. A edição da capital amazonense, que acontece na Unidade Regional da SBB, terá cinco painéis, além de espaço para uma sessão de perguntas e respostas. O investimento é de R$ 25,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-727-8888 e (92) 3131-3400.
Confira, a seguir, a programação completa do evento:
19 DE OUTUBRO – Das 19h30 às 22h30
 A Bíblia: sua natureza, funções e finalidade – Vilson Scholz: Essa palestra aborda a importância da Bíblia Sagrada, o livro mais traduzido e lido de todos os tempos. Regra de fé e de vida dos cristãos, a Bíblia é lida, pregada, discutida e vivida. No entanto, raramente seu leitor faz uma pausa para perguntar: Que livro é esse? Quais são as suas funções? Aonde esse livro quer nos levar? E são justamente esses os questionamentos levantados pelo palestrante durante o painel.
Vilson Scholz: Pastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, é professor da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS). É tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra).
 A Bíblia no mundo digital – Elismar Vilvock: Em toda a Bíblia há relatos de mensagens sendo escritas em diversos materiais e esta tem sido, por muito tempo, a melhor maneira de transmitir conhecimento de uma geração para outra. Com a descoberta do mundo digital, notou-se que aquilo que antes parecia a solução ideal, tinha seus problemas, dando início a uma nova busca, chamada de “conteúdo digital”. A SBB desenvolve alguns produtos digitais, entre os quais a Biblioteca Digital da Bíblia (Libronix), Glow e webservice de textos bíblicos.
Elismar Vilvock: Bacharel em Teologia pelo Instituto Concórdia de São Paulo, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, e Bacharel em Ciência da Computação pela UNIFIEO, Osasco. Trabalha há 9 anos na SBB, com preparação, codificação e conversão de textos para diversos formatos, incluindo livros digitais. Atualmente, é editor assistente de Publicações Eletrônicas da entidade.
20 DE OUTUBRO – Das 8h30 às 17h00
 A transmissão do texto bíblico – Vilson Scholz: A Bíblia, escrita em hebraico, aramaico e grego, é uma coleção de livros que ficou pronta há mais ou menos dois mil anos. Se hoje os textos originais são traduzidos, cabe perguntar: Como esses textos foram preservados? Onde estão publicados? Como ter acesso a eles? Esta palestra, que inclui temas relacionados com paleografia, arqueologia e crítica textual, procura mostrar como a Bíblia foi transmitida, desde o tempo dos profetas e apóstolos, até os dias de hoje.
 A Bíblia e a Família – Vitor Hugo Mendes de Sá: O palestrante destaca o importante papel da Bíblia na família. Além disso, enfoca as diretrizes contidas no Livro Sagrado, que pode ser considerado um verdadeiro manual para o fortalecimento e edificação da família na sociedade pós-moderna.
Vitor Hugo Mendes de Sá: Formado em Teologia e em Direito, tem pós-graduação em Ciências Políticas e Educação, além de ser graduado em Liderança Avançada pelo Haggai Institute. Orador de conferências no Brasil e no exterior, é autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela editora MK.
 O trabalho da SBB – Vilson Scholz: Nesta palestra, serão destacados os vários esforços da organização para difundir a Bíblia e a sua mensagem. Entre os destaques está a apresentação dos programas sociais da entidade, voltados especialmente para as populações em situação de risco social, e o programa sócio evangelizador, mantido pela SBB há mais de 30 anos.
Seminário de Ciências Bíblicas de Manaus
Data: 19 e 20 de outubro de 2012
Local: Unidade Regional da Sociedade Bíblica do Brasil em Manaus
Endereço: Rua Teresina, 80 – Adrianópolis
Manaus – AM
Horário: 19/10 – Das 19h30 às 22h30
20/10 – Das 8h30 às 17h00
Investimento: R$ 25,00
Informações: 0800-72-8888 e (92) 3131-3400
Inscrição online: http://www.sbb.org.br/seminarios
Contatos com a imprensa: Oficina da Palavra: (11) 3289-2139 – Denise Lima: (11) 9611-7381 – Luciana Garbelini: (11) 9292-2131

TENSÃO

10 quarta-feira out 2012

Posted by Vitor Hugo Mendes de Sá in Uncategorized

≈ 1 comentário

“Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”(Jo 14.27).

Não há como evitar a tensão na vida – com trabalho, exames médicos, família, noticiários, responsabilidades e mais. Jesus convidou seus discípulos a acompanhá-lo ao campo para descansarem e, em João 14, fortalece o ânimo deles e nosso. Há situações que criam estresse quase insuportável. A Rainha Ester (Leia Ester 8.3-11) estava aflita com a ameaça do inimigo de seu povo, Hamã, queria aniquilar os judeus com apoio do rei Xerxes. Todavia, quando o rei soube da origem da ideia, frustrou esses planos malignos, poupando o povo cativo destinado ao genocídio. A chave foi a decisão corajosa de Ester solicitar ao rei que intervisse. Imagine a tremenda tensão dela diante das ameaças de Hamã, e depois os suspiros de alívio quando o rei respondeu a seu favor!

Quando você não aguentar mais as circunstâncias aflitivas, dirija-se ao Rei Jesus, que prometeu alívio aos seus. Como “homem de dores e experimentado no sofrimento” ele pode fazer crescer “o pinheiro em lugar do espinheiro” (Is.53.3; 55.13). O mesmo que acalmou as ondas do mar diante da expectativa dos seus discípulos de morrerem afogados a qualquer momento – também pode tranquilizar os nervos dos que hoje se dirigem a ele.

Há, porém, outra razão para a aflição. Antes de receber Cristo pela fé buscamos ansiosamente a paz com Deus, ficamos preocupados mas não compartilhamos nossa tensão com ninguém. A paz entra no coração daquele que entrega toda sua ansiedade e preocupações a Jesus. Experimente a paz que somente Deus pode dá, coloque sob os cuidados de Deus toda sua inquietação, confie nele e ele te ajudará.

Que Deus derrame sobre sua vida a paz de Deus. Lembre-se da advertência: “O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará”(Pv.28:25).

(Autor: Daniel Lincoln de Almeida)

Traduzir

VÍDEO DA SEMANA – Se inscreva no meu canal

https://www.youtube.com/watch?v=j4_cs6urBYI

PESQUISA DE TEMAS

NOVA PROMOÇÃO LIVRO: ORANDO COM PROPÓSITO DIGITAL – Pague com o Cartão de Crédito – RECEBA AGORA!

BEM VINDO AO BLOG

VISITAS DO BLOG

  • 5.109.286 cliques

Digite seu email para acompanhar esse blog e receber notificações de novas publicações.

CURTA O facebook

CURTA O facebook

Siga-ME NAS REDES

  • X
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest
  • YouTube

Comentários

Deales Delogu de Oli… em DESCONGELE SUA ESPERANÇA
Gilmar Barbosa de Ho… em SUA FÉ JESUS CONTEMPLARÁ
Ricardo dasilva em CUIDADO COM A QUEDA
José luis em UM CORAÇÃO CONECTADO COM …
Abel Scabello em O LUGAR CERTO DE DEUS –…

Este slideshow necessita de JavaScript.

TEMAS MAIS ACESSADOS

  • FERVENTE ORAÇÃO

MEUS LIVROS

TEMAS NESTE BLOG

Amor anjo Ano novo Ban Ki-moon Belém do Pará Brasil Brasil dos Brasileiros comunhão Coragem Corrupção COVID-19 Determinação Esperança Espiritualidade Evangélicos Família Fé e Ciência Globo Igreja Igreja Católica Justiça Lava Jato Lutero Lágrimas Missões Natal Nova Geração Orai sem cessar Orando com Propósito Oração Pandemia Papa Papa Francisco Perdas Planta Política Rede Globo Reforma protestante Roma Saúde Saúde Mental Semente Sonhos Terrorismo Testemunho todos os tempos vaticano Vida Vida de Oração violência
outubro 2012
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« set   nov »

Registre abaixo seu email receba: NOVOS ARTIGOS, ESBOÇOS e MENSAGENS publicados neste blog.

Junte-se a 712 outros assinantes

CURTA MINHA PÁGINA

CURTA MINHA PÁGINA

SIGA-ME TAMBÉM NO

  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • YouTube

SEU COMENTÁRIO

  • Deales Delogu de Oliveira em DESCONGELE SUA ESPERANÇA
  • Gilmar Barbosa de Holanda em SUA FÉ JESUS CONTEMPLARÁ
  • Ricardo dasilva em CUIDADO COM A QUEDA
  • José luis em UM CORAÇÃO CONECTADO COM DEUS
  • Abel Scabello em O LUGAR CERTO DE DEUS – GPS da VIDA
  • Pedro Paulino da Silva em MUDANÇAS NA VIDA
  • charles20204 em RENOVE-SE A CADA MANHÃ
  • rsilvarickfran@hotmail.com em RENOVE-SE A CADA MANHÃ
  • Ricardo da silva em UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE
  • Pr.Mariio em O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
Follow Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá on WordPress.com

MAIS populares

  • FERVENTE ORAÇÃO
Follow Conexão Oração – Vitor Hugo Mendes de Sá on WordPress.com

Site criado com WordPress.com.

  • Assinar Assinado
    • Conexão Oração - Vitor Hugo Mendes de Sá
    • Junte-se a 712 outros assinantes
    • Já tem uma conta do WordPress.com? Faça login agora.
    • Conexão Oração - Vitor Hugo Mendes de Sá
    • Assinar Assinado
    • Registre-se
    • Fazer login
    • Denunciar este conteúdo
    • Visualizar site no Leitor
    • Gerenciar assinaturas
    • Esconder esta barra
 

Carregando comentários...